No domingo, 03 de novembro, dentro das atividades realizadas em comemoração aos 128 anos de Emancipação Político-Administrativa de Pedreira, aconteceu no Complexo Turístico do Morro do Cristo, o maior Highline Urbano da América do Sul, desenvolvido pelo atleta pedreirense Wilian Rafael Matiusso, certificado pela Associação Internacional de Slackline e sua equipe.
Contando com o apoio da Prefeitura Municipal, através das secretarias de Esportes e Lazer, Divulgação e Turismo e de Cultura e Economia Criativa, o Highline teve 610 metros de comprimento. “Saímos do Morro do Cristo e fomos até o Edifício Santa Izabel, localizado na Rua Siqueira Campos, nº 91, no Centro, com aproximadamente 70 metros de altura”, destacou na ocasião o atleta Wilian Matiusso, que quebrou o recorde da América do Sul.
O Prefeito licenciado Fábio Polidoro, o Prefeito em exercício José Luis Nieri, juntamente com o Presidente da Câmara Jedson Panegassi, o Secretário de Esportes e Lazer Valdir Carlos Volpato e a Secretária de Cultura e Economia Criativa Carina Galvão, estiveram pessoalmente parabenizando o atleta Wilian Matiusso pela quebra do recorde. “Estamos orgulhosos da façanha do Wilian, que escolheu sua cidade natal para realizar este belíssimo e emocionante espetáculo, assim escrever o nome de Pedreira na história da modalidade esportiva”, ressaltaram as autoridades pedreirenses.
O Highline é uma modalidade do Slackline, onde os praticantes caminham ou realizam manobras sobre uma fita montada entre dois pontos elevados. Diferentemente do Slackline, que é praticado próximo ao solo, o Highline é realizado em alturas consideráveis, sempre com a utilização de equipamentos de segurança para prevenir quedas.
Durante todo o domingo, 03 de novembro, foram desenvolvidas atividades como: Oficina de Slackline; Workshop de Calistenia com Guilherme Moretti; Palestra Ambiental com a atleta e Bióloga Fabiana Fernandes; Workshop Circense, além da travessia de vários atletas.