A Secretaria de Educação de Indaiatuba dá mais um passo inovador na promoção da alfabetização. Entre os dias 1 e 12 de setembro, escolas municipais que atendem o 1º ano do Ensino Fundamental aplicaram a avaliação de fluência leitora com o apoio da Lytera, plataforma que utiliza Inteligência Artificial para identificar o nível de leitura dos estudantes.
Ao todo, 2.780 alunos fizeram a avaliação, utilizando a Lytera, a rede contará com relatórios detalhados esta semana, com o diagnóstico será definida estratégias pedagógicas.
Implementada em Indaiatuba no ano passado, a Lytera segue como parceira no acompanhamento da fluência leitora, uma das habilidades centrais no processo de alfabetização. Mais do que ler sem pausas, a fluência envolve ritmo, precisão, entonação e compreensão da leitura. Desenvolver essa competência desde os primeiros anos escolares é essencial para garantir não apenas a alfabetização plena, mas também a formação de leitores críticos e autônomos.
Sobre a Lytera
A Lytera é uma startup de impacto social que atua na área educacional com uma missão clara: transformar a identificação de dificuldades de leitura em estudantes por meio de tecnologia inovadora. A plataforma utiliza Inteligência Artificial avançada para avaliar a fluência leitora de alunos de forma ágil e precisa, gerando diagnósticos detalhados em tempo recorde.
Além de otimizar processos educacionais, a Lytera contribui para a redução de custos na gestão pública, oferecendo uma solução escalável que combina agilidade na análise de dados com orientações práticas para docentes. Assim, apoiamos Secretarias de Educação na tomada de decisões assertivas, promovendo equidade e eficiência no sistema de ensino.