A Fundação Municipal para Educação Comunitária (Fumec) está sempre empenhada em incentivar seus alunos a estudarem mesmo fora do horário de aulas, e, pensando nisso, faz a entrega de chromebooks para seus alunos visando o incentivo dessa prática. A ferramenta nada mais é do que uma espécie de notebook/computador portátil, que auxilia os alunos no acesso à internet dentro e fora das unidades da Educação de Jovens e Adultos (EJA) e do Centro de Educação Profissional de Campinas (Ceprocamp) durante o período letivo.
O aluno recebe o dispositivo no começo do curso em forma de comodato, ou seja, como empréstimo gratuito apenas para fins estudantis, e devolve ao final do curso.
“Nossos alunos recebem o chromebook para continuarem os estudos fora de nossas unidades. Os estudantes de EJA que terminam seus cursos e se certificam ganham o dispositivo como forma de incentivo”, explica José Batista de Carvalho Filho, gestor dos programas de jovens e adultos da Fumec.
É também pelo chromebook que o aluno faz as atividades propostas em aula, pois o utiliza como ferramenta metodológica para o acesso às atividades do curso.
“Eu uso apenas para o curso. Fazemos provas, edição de slides e vídeos e também algumas atividades passadas em sala. Para estudar em casa também me ajuda muito, pois tem coisas que não consigo fazer no celular”, conta Yasmin Ferreira, estudante do curso técnico em Administração no Ceprocamp.
Apenas para alunos do Ceprocamp, foram entregues cerca de 4.500 chromebooks entre o segundo semestre de 2023 e o segundo semestre de 2024.
Matrículas no Ceprocamp
Para garantir uma vaga nos cursos de qualificação profissional do Ceprocamp não é necessário fazer inscrição prévia, pois as matrículas são feitas por ordem de chegada.
Basta comparecer na unidade onde o curso desejado é oferecido e apresentar RG (original e cópia), CPF (original e cópia), comprovante de endereço, foto 3×4, ter e-mail válido, além de ter idade e ter os pré-requisitos exigidos pelo curso até a data de início das aulas.
No caso dos cursos técnicos, os candidatos precisam fazer a inscrição e são submetidos a uma seleção baseada em renda familiar, faixa etária e se estudaram em escolas públicas ou privadas antes da classificação final.
Informações sobre a oferta de vagas do Ceprocamp e as inscrições para os cursos técnicos podem ser acompanhadas pelo site http://www.fumec.sp.gov.br/ceprocamp.
Matrículas na EJA
Todas as pessoas que desejam se matricular-se na EJA devem se apresentar na unidade desejada com RG e comprovante de endereço.
A equipe de acolhimento da Fumec levanta a situação escolar no sistema municipal informatizado e, caso o candidato não tenha concluído os anos iniciais, poderá ser matriculado imediatamente para iniciar no dia seguinte, em qualquer época do ano.
Para saber as escolas que oferecem EJA, tanto para os anos iniciais quanto para os anos finais, basta acessar o link https://integre-master.ima.sp.gov.br/integre/web/vagas_eja.php.
Serviço:
Unidades do Ceprocamp
Ceprocamp “Prefeito Antônio da Costa Santos”, situado na avenida 20 de novembro, 145, Centro – horário de funcionamento das 9h às 19h.
Ceprocamp Unidade Descentralizada “José Alves”, na avenida Professor Mário Scolari, 91, Cidade Satélite Íris – das 9h às 19h.
Ceprocamp Unidade Descentralizada “Ouro Verde”, rua Armando Frederico Renganeschi, 61, Jardim Cristina, Distrito Ouro Verde (localizada dentro do Horto Shopping no Terminal Ouro Verde) – das 9h às 17h.
Ceprocamp Unidade Descentralizada “Campo Grande”, rua Edson Luiz Rigonatto, 1343, Jardim Santa Clara, Distrito Campo Grande – das 9h às 19h.
Ceprocamp Unidade Descentralizada “Campo Belo”, rua Doutor Ademir Cubero Ruano, s/nº – Jardim Campo Belo – das 9h às 19h.
Instituição Parceira São Marcos, na rua Dermeval da Silva Pereira, s/nº, São Marcos (esquina com a Avenida André Grabois) – das 8h às 14h.