A implantação do sistema Fast Track no Hospital Municipal Dr. Waldemar Tebaldi, em Americana, tem contribuído para a redução do tempo de espera para atendimentos de urgência e emergência. Desde o início da operação, em abril, o tempo médio para atendimento caiu até 35%, garantindo uma resposta mais ágil às pessoas que dão entrada na unidade.
“Estamos extremamente satisfeitos com os resultados alcançados até agora. A implementação do Fast Track representa um avanço significativo para oferecer um atendimento mais rápido e eficiente. Nosso objetivo é que cada paciente receba atenção na hora certa, especialmente os que mais precisam. Essa abordagem melhora a qualidade do atendimento e reforça nosso compromisso com a humanização da saúde”, destaca o diretor do HM, Ruy Santos.
O sistema foi desenvolvido para agilizar a triagem de pacientes com sintomas menos graves, permitindo que casos mais complexos sejam atendidos com prioridade. O modelo melhora a eficiência e otimiza os recursos, reduzindo a sobrecarga das equipes médicas. Também foram implantadas faixas de sinalização para organizar os fluxos de atendimento e a espera por medicação e exames.
Com a nova abordagem, as pessoas que chegam ao hospital com sintomas menos críticos são avaliadas rapidamente por uma equipe treinada e, se necessário, encaminhadas para as salas de atendimento específicas. A mudança também melhora a experiência do paciente, que recebe cuidado adequado em um prazo mais curto.
“Tive uma experiência positiva sendo atendida no Hospital Municipal, além da organização no atendimento desde o início da triagem, até a solicitação dos funcionários. Achei o ambiente bem organizado e tranquilo, se tratando de um PS”, relata a paciente Veridiana Martins.
A medida também melhora as condições de trabalho dos profissionais de saúde, que podem focar em situações de maior complexidade. A novidade integra o Projeto Lean nas Emergências, do Ministério da Saúde, por meio do Proadi-SUS (Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do SUS), com consultoria do Hospital Sírio-Libanês. O objetivo é eliminar desperdícios e tornar os fluxos mais contínuos.
“A implantação do Fast Track no HM é resultado de uma gestão que valoriza a eficiência e, acima de tudo, o cuidado com as pessoas. Estamos transformando a forma como o atendimento é prestado, com mais agilidade, organização e respeito ao tempo do cidadão”, afirma o secretário de Saúde, Danilo Carvalho Oliveira.
Com a continuidade do projeto, o Hospital Municipal busca consolidar um padrão de qualidade e humanização no atendimento à população.
O Hospital Municipal Dr. Waldemar Tebaldi é administrado pelo Grupo Chavantes, por meio de gestão compartilhada com a Secretaria Municipal de Saúde da Prefeitura de Americana.