A Defesa Civil de Campinas emitiu boletim de baixa temperatura na manhã desta quinta-feira, 3 de julho. Às 6h36, os termômetros da Estação Cepagri marcaram 12,9°C. A previsão é que as temperaturas continuem caindo e a sensação seja de frio intenso no Estado de São Paulo. Diante deste cenário, a população deve se proteger, principalmente idosos, crianças e pessoas em situação de rua, que são mais vulneráveis aos impactos das baixas temperaturas.
O coordenador regional e diretor da Defesa Civil de Campinas, Sidnei Furtado, reforça que é preciso ter cuidados nesse período. “Fique atento aos alertas oficiais e proteja-se. A Defesa Civil pede o apoio da população para cuidar principalmente das crianças, idosos e pessoas mais vulneráveis.”
Cuidados recomendados
Mantenha-se agasalhado
Evite ficar muito tempo em ambientes frios
Proteja crianças, idosos e pessoas vulneráveis
Hidrate-se, mesmo sem sede
Use soro fisiológico para hidratar narinas e olhos
Evite banhos longos e com água quente demais
Use umidificadores ou bacias com água ao ligar aquecedores
Abra uma janela ou porta para circulação de ar
Não use churrasqueiras ou fogo improvisado para aquecer ambientes fechados
Mantenha crianças longe do fogão e de objetos quentes
O site da Defesa Civil de Campinas, divulga os alertas de temperatura e baixa umidade do ar. Confira em https://campinas.sp.gov.br/sites/campinasresiliente
O site da Defesa Civil de Campinas, divulga os alertas de temperatura e baixa umidade do ar. Confira no:
https://campinas.sp.gov.br/sites/campinasresiliente
Acolhimento e Assistência Social
A Prefeitura de Campinas, por meio da Secretaria de Desenvolvimento e Assistência Social, mantém a Operação Inverno 2025 até 30 de setembro, com oferta de abrigo, cobertores, alimentação e atendimento social para pessoas em situação de rua.
Os serviços funcionam diariamente, das 8h à meia-noite, de segunda a sexta-feira, e das 18h à meia-noite nos fins de semana e feriados. Para solicitar ajuda, ligue para (19) 3253-4512 das 8h às 18h, ou envie WhatsApp para (19) 99984-6496, das 18h às 21h. Após esse horário, em caso de emergência, chame o Corpo de Bombeiros pelo 193.
Estruturas de acolhimento
Ao todo, Campinas dispõe de 180 vagas de acolhimento durante o inverno. O Samim, principal unidade de acolhimento oferece 120 vagas fixas. Na Casa da Cidadania, localizada na Vila Industrial, são 40 vagas emergenciais e mais 20 vagas da Casa da Esperança. A Casa Santa Dulce dos Pobres que integra a rede de acolhimento será acionada em situações emergenciais.
Previsão do tempo
A previsão do Cepagri (Centro de Pesquisas Meteorológicas e Climáticas Aplicadas à Agricultura) da Unicamp para esta quinta-feira, é de céu parcialmente nublado, temperaturas entre 12 e 19°C, ventos moderados a fortes e possibilidade de chuvas leves a qualquer momento do dia.
A partir da sexta-feira, o tempo deve melhorar e as temperaturas ficam entre 12°C a 23°C, com ventos moderados e menos nebulosidade.