A Prefeitura de Campinas, por meio da Secretaria do Clima, Meio Ambiente e Sustentabilidade (Seclimas) e dos Centros de Educação Ambiental (CEAs), realiza a partir desta segunda-feira, 15 de setembro, a Semana do Dia da Árvore 2025 – comemorado no dia 21 de setembro (domingo).
A programação que segue até a segunda-feira, 22 de setembro, reúne atividades presenciais e online para destacar a importância da arborização urbana, da preservação ambiental e da educação socioambiental, aproximando a comunidade dos CEAs e reforçando as ações de mitigação e adaptação às mudanças climáticas.
Abertura da programação
A abertura oficial acontece nesta segunda com duas transmissões ao vivo no canal oficial da Seclimas no YouTube: https://www.youtube.com/@SecretariadoClimaCampinas
- 10h – Integra CEAs: apresentação dos Centros de Educação Ambiental e das ações da semana;
- 14h – Integra Verde: debate sobre a relevância dos espaços verdes em ambientes internos e externos, conduzido pela Coordenadoria do Verde da Seclimas.
Atividades descentralizadas nos CEAs
De 16 a 20 de setembro, os CEAs Bosque dos Jequitibás, Museu da Água, Mata de Santa Genebra e Estação Joaquim Egídio recebem atividades abertas ao público, como:
- palestras e exposições educativas;
- trilhas ecológicas e caminhadas noturnas;
- visitas monitoradas;
- mutirão de mudas nativas.
Dia da Árvore e encerramento
No Dia da Árvore, domingo, 21 de setembro, será transmitido o Integra RMC, às 11h, com o tema “A importância da arborização nas cidades”.
O encerramento acontece em 22 de setembro, no Equinócio de Primavera, com o Plantio Comunitário de Espécies Nativas no Swiss Park, em ação simbólica e educativa com a participação de moradores, voluntários e do Instituto Vanderlei Cordeiro de Lima.
Para a coordenadora de Educação Ambiental da Seclimas, Vanessa Palma, os CEAs têm papel essencial neste momento de emergências climáticas. “Os centros têm um papel essencial de aproximar os munícipes em meio a um momento de emergências climáticas. Nossa missão é trazer um diálogo simples e direto com a comunidade, dentro de espaços dedicados à educação ambiental, utilizando os principais elementos de mitigação e adaptação, com uma visão amplificada sobre a transformação do planeta”, destacou.
Já o secretário do Clima, Meio Ambiente e Sustentabilidade de Campinas, Bráz do Santos Adegas Júnior, destaca o caráter descentralizado da iniciativa. “É uma iniciativa que visa amplificar a educação ambiental em Campinas e torná-la mais acessível a toda a população por meio dos Centros de Educação Ambiental. Esses espaços descentralizados garantem que a sustentabilidade seja vivida no dia a dia das comunidades, fortalecendo a cidadania e a consciência ambiental”, afirmou.
- Serviço – Semana do Dia da Árvore 2025
Data: 15 a 22 de setembro
Locais: Centros de Educação Ambiental de Campinas e transmissões online no YouTube – https://www.youtube.com/@SecretariadoClimaCampinas
Encerramento: 22/09 – Plantio Comunitário de Espécies Nativas no Swiss Park