No dia 17 de maio comemora-se o Dia Mundial da Reciclagem. A data foi instituída pela UNESCO (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência, e a Cultura) com o objetivo de criar uma consciência crítica de reflexão sobre as questões ambientais e o consumismo.
O processo de geração, coleta, processamento e armazenamento do lixo resultam em problemas sociais, ambientais e econômicos. Como quase todas as atividades humanas geram resíduos em quase todos os lugares há a possibilidade do resíduo causar problemas ambientais.
Para que isso seja sanado, é preciso que lembremos da necessidade de aderirmos as atitudes relacionadas aos conceitos pautados pela Agenda 21 (ECO-92) reduzir, reutilizar e praticar, dentro da reciclagem, a coleta seletiva, que nada mais é que a separação dos materiais que podem voltar para o ciclo produtivo e evitar a retirada de mais recursos naturais.
No processo de reciclagem, preserva-se o meio ambiente, diminui a poluição do solo, da água e do ar, reduz o custo de produção e diminui o problema com o descarte de lixo.
Os brasileiros produzem em média 1,02 de quilos de resíduo por dia, ou seja, mais de 76 milhões de toneladas/ano de resíduo e apenas 3% são reciclados, diminuindo a vida útil dos aterros sanitários.
Os projetos e ações ambientais permitem que as pessoas aprendam sobre a importância de reduzir o consumo de embalagens e a reutilizar os materiais que demoram anos para se decompor. A Secretaria de Meio Ambiente com o intuito de formar a consciência dos cidadãos desenvolve as atividades lúdicas tais como o conto: “O Limpildo e os amigos do meio ambiente” nas escolas. Este projeto incentiva a preservação do meio ambiente e a adesão ao Programa Municipal de Coleta Seletiva de município.
O primeiro passo é perceber que o resíduo é fonte de renda e que para ser reciclado deve ser separado. Ele pode ser separado de diversas maneiras e a mais simples é separar o lixo orgânico do inorgânico (lixo molhado/ lixo seco). Esta é uma ação simples e de grande valor.
Portanto chegou a hora de mudar os nossos hábitos e rever nossos conceitos. Não há como não produzir lixo, mas podemos diminuir essa produção, bem como reduzindo o desperdício, reutilizando sempre que possível e separando os materiais recicláveis para a coleta seletiva. Vale ressaltar que o município de Americana possui o Programa de Coleta Seletiva coordenado pela Secretaria de Obras e Serviços Urbanos, participe!